Portugal, solidariedade, ajudar, imagens de portugal, turismo, monumentos de portugal, castelos de portugal, visitar portugal, natureza, noticias de Portugal   Portugal, solidariedade, ipss

APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

 
APAV

Rua José Estêvão 135-A
1150-201 Lisboa Lisboa
Telefone 21 358 7900
E-mail [email protected]
www.apav.pt

 
   
 

APOIO À VÍTIMA
A APAV tem como missão apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais.
É uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia, de forma qualificada e humanizada, vítimas de crimes através da sua Rede Nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima e da sua Linha de Apoio à Vítima – 707 2000 77 (dias úteis: 10 – 13h / 14 – 17h).

Aquando de um crime, muitas pessoas, para além da vítima directa, serão afectadas directa ou indirectamente pelo crime, tais como familiares, amigos, colegas. A APAV existe para apoiar.

Os serviços da APAV são GRATUITOS e CONFIDENCIAIS.

APOIO GRATUITO E ESPECIALIZADO

A APAV presta às vítimas apoio emocional e apoio especializado de forma gratuita e confidencial. A APAV, reconhecendo que os utentes que recorrem aos seus serviços têm necessidades específicas, que reclamam, por isso, intervenções especializadas, promove três tipos de apoio:

Apoio Jurídico
Apoio Psicológico
Apoio Social

Este apoio é prestado por um conjunto de Técnicos de Apoio à Vítima devidamente formados e preparados para poderem prestar um apoio de qualidade e que responda adequadamente às diferentes necessidades das vítimas de crime. A confidencialidade e a escuta activa à/ao utente são essenciais num atendimento e apoio adequado a estas vítimas. Importa, acima de tudo, que a vítima se sinta ouvida e compreendida, num espaço onde não sejam tecidos quaisquer juízos de valor e onde a sua vontade e decisões são sempre respeitadas. Qualquer atendimento é estritamente confidencial, pelo que quaisquer dados sobre a vítima e a sua situação de vitimação não serão transmitidos a terceiros.

 

O VOLUNTÁRIO NA APAV

O voluntário da APAV é aquele que, respeitando os princípios consagrados nos estatutos da Associação, e nos termos do contrato-programa que celebra com a APAV, presta a sua actividade de voluntariado de forma desinteressada, livre e responsável, contribuindo, directa ou indirectamente, para o sucesso do apoio às vítimas de crime, aos seus familiares e/ou amigos.

Na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o voluntariado pode ser exercido em duas modalidades distintas, estando a finalidade do apoio à vítima presente nas duas, ainda que na primeira de forma mais directa do que na segunda:

Voluntariado social para o atendimento à vítima: esta modalidade abrange os voluntários que atendem directamente a população. Nesta modalidade, o acompanhamento e avaliação por parte do/a Gestor/a passam por garantir que os pressupostos e as acções típicas do apoio à vítima estão a ser cumpridos;

Voluntariado social para outros serviços: esta modalidade abrange os voluntários com ou sem formação académica superior que, em vários âmbitos, que não o do atendimento a vítimas, colaboram com a APAV. São exemplos desta modalidade investigadores, tradutores, relações públicas, secretários, designers, enfermeiros, médicos, etc. Uma das figuras deste voluntariado para outros serviços é a do Amigo Pro Bono.

 

  solidariedade solidariedade
tags: instituições, apoio á vítima, ajuda, solideriedade, voluntariado, pessoas que ajudam, voluntarios