Portugal, solidariedade, ajudar, imagens de portugal, turismo, monumentos de portugal, castelos de portugal, visitar portugal, natureza, noticias de Portugal   Portugal, solidariedade, ipss

Cruz Vermelha Portuguesa

 
Cruz Vermelha Portuguesa

Jardim 9 de Abril, 1 a 5
1249-083 Lisboa
Portugal
21 391 3900
www.cruzvermelha.pt

 
   
 
Instituição humanitária, nascida em 1865, sem fins lucrativos, com a missão de defender a vida, a saúde e a dignidade humana.
Missão
Constitui missão da Cruz Vermelha Portuguesa prestar assistência humanitária e social – em especial aos mais vulneráveis – prevenindo e reparando o sofrimento, e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.
Descrição
A Cruz Vermelha Portuguesa é uma instituição humanitária não governamental de carácter voluntário e de interesse público, sem fins lucrativos, que desenvolve a sua actividade no respeito pelo Direito Internacional Humanitário e em obediência aos Princípios Fundamentais e recomendações do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Principais actividades:
- Apoio a Crianças e Jovens: amas e baby-sitters, creches, infantários, ATL, centros de acolhimento;
- Apoio a Séniores e Dependentes: apoio domiciliário, academias sénior, centros de dia, residências assistidas, cuidados continuados, serviço +Sénior (cartão CVP);
- Cuidados de Saúde
- Emergência

 

 

Prémios Nobel da Paz

1901 - Atribuição do Nobel da Paz a Dunant 
Pelos seus esforços humanitários, Henry Dunant é laureado com o primeiro Prémio Nobel da Paz, uma honra partilhada com Frédéric Passy, fundador e presidente da primeira Sociedade Francesa para a Paz.

1917 - CICV recebe Nobel da Paz
Atribuição do Prémio Nobel da Paz ao Comité Internacional da Cruz Vermelha pelo seu trabalho durante a I Guerra Mundial, nomeadamente junto dos prisioneiros de guerra.

1944 - CICV recebe Nobel da Paz pela segunda vez
Atribuição do Prémio Nobel da Paz ao Comité Internacional da Cruz Vermelha pela segunda vez, pelas suas actividades humanitárias e serviços prestados aos prisioneiros de guerra durante a II Guerra Mundial.

1963 - Atribuição conjunta ao CICV e à Federação Internacional do Nobel de Paz
Por ocasião do 100.º aniversário da Cruz Vermelha, em 1963, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e a Federação Internacional são laureados com o Prémio Nobel da Paz pelas suas nobres actividades humanitárias. Até à data, nenhuma organização recebeu tantos Prémios Nobel da Paz como a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho.

 

  solidariedade solidariedade
tags: instituições, Cruz Vermelha, ajuda, solideriedade, voluntariado, pessoas que ajudam, voluntarios