Portugal, solidariedade, ajudar, imagens de portugal, turismo, monumentos de portugal, castelos de portugal, visitar portugal, natureza, noticias de Portugal   Portugal, solidariedade, ipss
concelho de albufeira | distrito de faro | sul | algarve | portugal
 
 
ALBUFEIRA
ALCOUTIM
ALJEZUR
CASTRO MARIM
FARO
LAGOA
LAGOS
LOULÉ
MONCHIQUE
OLHÃO
PORTIMÃO
SÃO BRÁS DE ALPORTEL
SILVES
TAVIRA
VILA DO BISPO
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Concelho de Albufeira
Gastronomia

Centro Internacional, Albufeira prima por uma culinária rica e diversificada.
A grande variedade de restaurantes oferece-lhe, desde pratos regionais às mais refinadas especialidades da cozinha Francesa, Italiana, ou Alemã.
Região ligada ao mar, os pratos de peixe e marisco constituem uma presença marcante na gastronomia.
A sardinha, o linguado, o robalo, são sempre frescos e deliciosos. A lagosta e as gambas, um verdadeiro "Manjar dos Deuses". A caldeirada, mistura dos mais variados peixes com batatas, pimentos e salsa é um dos pratos mais apreciados e primorosamente confeccionado pelos pescadores.
As amêijoas na cataplana, o arroz de marisco, os choquinhos com tinta e a salada de polvo são especialidades a que não deve resistir!
O atum, abundante na costa até princípios da década de 70, destacou-se há muito na gastronomia algarvia, sendo cozinhado de diversas formas.
Isto não esquecendo o Xerém (papas de milho) as favas e as ervilhas à algarvia, com um bom vinho algarvio a acompanhar.
No final da refeição, não deixe de experimentar todos os doces confeccionados à base de amêndoas, gila e figos, mas prove também os bolinhos de alfarroba e os famosos D. Rodrigos.
MONUMENTOS

Torre do Relógio - O ex-libris da cidade. Com uma coroa de ferro que sustenta o sino das horas, proporciona uma vista panorâmica excelente sobre a cidade.

Torre Sineira - Construída em 1869, constitui parte da Igreja Matriz, com um carrilhão de oito sinos.

Igreja Matriz - Erigida no Séc. XVIII de estilo Neoclássico veio substituir a anterior que ruiu com o terramoto de 1755. Sobre o arco da porta principal existe a Cruz de Aviz, símbolo da Ordem Religiosa – Militar a que pertenceu Albufeira. É aqui, que encontramos, entre outras, uma imagem do séc. XVIII de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Albufeira.

Capela da Misericórida - Antiga mesquita Árabe transformada em capela no ano de 1499, com alguns traços góticos.

Igreja de Sant'Ana - Este templo foi construído no século XVIII. A Capela Mor apresenta um retábulo em madeira, possivelmente, da autoria dos mestres Francisco Xavier Guedelha e João Baptista.

Igreja de São Sebastião - Construída em meados do século XVIII. Do seu exterior salienta-se uma cúpula e dois portais em estilo Manuelino e Barroco. Hoje é Museu de Arte Sacra. De salientar o valor artístico dos azulejos e imagens do séc. XVI e XVII, que podemos apreciar no seu interior.

Ermida de N. ª Senhora da Orada - Remonta ao Séc. XVI a primeira capela, sendo que a actual foi erguida na 2ª metade do Séc. XVIII.Todos os anos, nos dias 13, 14 e 15 de Agosto realiza-se a Festa da Senhora da Orada, com a Procissão e o Cortejo pelo Mar, durante o qual é feita a Bênção do Mar. Esta ermida encontra-se junto à Marina de Albufeira.


Porta de Santana - Uma das portas do castelo, daria acesso à capela com o mesmo nome. Antigos Paços do Concelho – Com presumível origem na Época Medieval, foi parcialmente destruído no terramoto de 1755 mas mantém o brasão de armas dos Azevedos, Alcaides-mor do Castelo de Albufeira.

Estátua de São Vicente - Monumento em memória de Frei Vicente de St.º António. S. Vicente nasceu no ano de 1590, natural da Vila de Albufeira. Letrado e inteligente, saiu de Albufeira, tendo prosseguido os estudos na Capital.
Dedicou-se à Igreja após falecimento dos pais. A sua fé levou-o a peregrinar pelo Oriente, Japão mais precisamente. Sofreu nas mãos de inimigos da Cristandade. Faleceu a 3 de Setembro de 1632 erguendo um crucifixo e bradando “Viva a Fé de Jesus Cristo“. É em Setembro, que se Celebra a Festa de São Vicente de Albufeira.

Muralha de Albufeira - Apenas sobre um pequeno resquício, onde talvez se encontrasse uma das torres da muralha do castelo. (Rua Joaquim Pedro Samora). Ficaria aqui a Porta norte ou da Praia.

Bateria de Albufeira - Construída, provavelmente, no século XVI, numa zona onde a falésia mede 41 metros de altura. O desmoronamento da falésia veio pôr a descoberto este compartimento subterrâneo que servia para armazenamento de munições.

Arco da Travessa da Igreja Velha - De arquitectura árabe, o arco revela a existência nesta rua de uma antiga mesquita árabe, mais tarde transformada em Igreja Cristã e destruída durante o terramoto de 1755.

Museu Municipal de Arqueologia - Exposição de peças relacionadas directamente com a história da cidade.

 

Sugira um video - Obrigado.
Seu nome:
seu e-mail
URL/video
 

 

  Televisão, Portuguesa, tv, web TV, regionais, regional, zona centro, norte, sul, tv regional, Noticias, televisão de internet, tv local, television, tv na web, webtv, tv, internet tv, tvs, televisões, vídeo, web tv, Filmes TV, Televisão de Internet, Televisões Web, Televisões de Internet, Portugal, Web TV, Online, Regiões, Televisão On-line, Tv’s, Portuguese web Television, Portugaise, web TV
tags: albufeira, algarve, turismo, ferias, praia, praias, noite, visitar, monumentos, historicos, locais, visitas