Portugal, solidariedade, ajudar, imagens de portugal, turismo, monumentos de portugal, castelos de portugal, visitar portugal, natureza, noticias de Portugal   Portugal, solidariedade, ipss
concelho de monchique | distrito de faro | sul | algarve | portugal
 
 
ALBUFEIRA
ALCOUTIM
ALJEZUR
CASTRO MARIM
FARO
LAGOA
LAGOS
LOULÉ
MONCHIQUE
OLHÃO
PORTIMÃO
SÃO BRÁS DE ALPORTEL
SILVES
TAVIRA
VILA DO BISPO
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Concelho de Monchique
A VisitarVisitar a serra de Monchique, é visitar uma zona serrana com uma grande diversidade vegetal e clima suave, carinhosamente apelidado de "Jardim do Algarve". Património natural que induz à contemplação. Ribeiros cristalinos que desenham meandros no fundo de vales escarpados. Dotada de elevada qualidade ambiental, a frescura da serra apresenta-se como um contraponto ao caloroso litoral algarvio e Baixo Alentejo.
No centro da vila pode desfrutar de uma magnífica vista a partir do miradouro do parque são Sebastião, visitar a igreja Matriz de Monchique datada do início do século XVI, o Convento de Nossa Senhora do Desterro e aproveitar para percorrer as estreitas ruas da vila, contemplando o vasto casario branco com as típicas chaminés de saia e parar para visitar as nossas casas de artesanato. Vale ainda a pena subir a Serra até á Picota ou até ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, de onde se avista uma grande extensão de paisagem desde o Cabo de são Vicente até à Serra da Arrábida. Merecedor de visita é ainda o Moinho do Poucochinho, no Barranco dos Pisões, onde pode se pode fazer um agradável picnic nas suas mesas de pedra e à sombra de uma das muitas árvores classificadas existentes na serra de Monchique - um Plátano.
Não deixe de passar pelas Caldas de Monchique onde existe uma pequena praça envolta em grandes árvores e fontes, espaço propício a piqueniques e conheça ainda as Termas e as suas nascentes de água mineromedicinal, usadas desde tempos antigos para tratamentos.
Passear pelas localidades de Alferce, Marmelete e Vila de Monchique, desfrutar do património arquitectónico, histórico e cultural a par das muitas belezas naturais e provar a gastronomia tradicional, o mel, os doces, o medronho, é a nossa sugestão.

A Vila de Monchique

Cascatas

Cascata do Barbelote - A Cascata do Barbelote é uma das mais bonitas quedas de água do concelho de Monchique. Actualmente já existe um acesso para automóvel a partir da estrada de Vale de Largo-Barbelote e para os mais curiosos um pequeno acesso pedonal.

Cascata do Chilrão - A cascata do Chilrão fica perto da estrada que liga Marmelete ao Chilrão, sendo possível parar para observar a queda de água.

Cascata do Penedo do Buraco - A Cascata do Penedo do Buraco está situada perto de uma estrada alcatroada e tem assim condições favoráveis para ser visitada.


Moinho do Poucochinho
Localizado no Barranco dos Pisões, é assim chamado por influência do nome do antigo proprietário. Pisões eram os indivíduos a quem as tecedeiras entregavam os tecidos para que lhes retirassem a gordura e lhes dessem consistência. A denominação da actividade provém do facto de trabalharem com o pisão «máquina que pisa os tecidos».
Ainda hoje se pode encontrar no Barranco dos Pisões, um moinho de água, recentemente recuperado pela Junta de Freguesia de Monchique, que, posteriormente ao ofício de pisão, muito contribuiu para a base alimentar das pessoas que ali recorriam para moer os cereais.

Parques Temáticos

Caldas de Monchique
A pouca distância do centro de Monchique, as Caldas são um dos seus maiores atractivos. Tem reputação a boa qualidade da água, considerada medicinal; as termas (hoje em dia dedicadas ao tratamento de algumas doenças), existem desde o tempo da ocupação romana. Este povo, que tanta importância deu à água, construiu neste local um importante balneário.
Uma pequena praça envolta em sombras de grandes árvores é o centro desta pequena localidade, cujo encanto principal vem do parque onde se pode disfrutar de muita sombra, água murmurante, e, sobretudo, da grande tranquilidade que caracteriza este espaço propício a passeios repousantes e a piqueniques familiares nas mesas de pedra espalhadas por toda a colina.

SPA das Caldas
Dos romanos aos nossos dias, com períodos de glória, de controvérsia, da simples observação dos "milagres" da água ao estudo das suas características e compreensão dos benefícios da sua utilização para a Saúde, uma linha de pensamento perdura.
Bicarbonatada, sódica, rica em flúor esta água é indicada principalmente no tratamento das afecções das Vias Respiratórias e Músculo – Esqueléticas.
Irrigação Nasal, Aerossol Sónico, Nebulizações, Piscina e Banheiras de Hidromassagem, Duche de Vichy, Duche de Jacto e Aplicação de Lamas são alguns exemplos de tratamentos termais possíveis de se realizar na estância.
A Água Termal das Caldas de Monchique, bicarbonatada, sódica e rica em fluor é indicada particularmente para Afecções das Vias Respiratórias, Afecções Musculo-Esqueléticas, permitindo ainda Tratamentos de Beleza.


Miradouros

Parques de Merendas


 

Sugira um video - Obrigado.
Seu nome:
seu e-mail
URL/video
 

 

  Televisão, Portuguesa, tv, web TV, regionais, regional, zona centro, norte, sul, tv regional, Noticias, televisão de internet, tv local, television, tv na web, webtv, tv, internet tv, tvs, televisões, vídeo, web tv, Filmes TV, Televisão de Internet, Televisões Web, Televisões de Internet, Portugal, Web TV, Online, Regiões, Televisão On-line, Tv’s, Portuguese web Television, Portugaise, web TV
tags: monchique, algarve, turismo, ferias, praia, praias, noite, visitar, monumentos, historicos, locais, visitas