Portugal, solidariedade, ajudar, imagens de portugal, turismo, monumentos de portugal, castelos de portugal, visitar portugal, natureza, noticias de Portugal   Portugal, solidariedade, ipss
concelho de silves | distrito de faro | sul | algarve | portugal
 
 
ALBUFEIRA
ALCOUTIM
ALJEZUR
CASTRO MARIM
FARO
LAGOA
LAGOS
LOULÉ
MONCHIQUE
OLHÃO
PORTIMÃO
SÃO BRÁS DE ALPORTEL
SILVES
TAVIRA
VILA DO BISPO
VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Concelho de Silves

Localizado grosso modo no centro do distrito de Faro, o concelho de Silves tem uma área total de 679 Km2, sendo o segundo maior do Algarve. A Norte está limitado pelos concelhos de Odemira e Almodôvar, a Leste por Loulé e Albufeira e a Oeste por Lagoa, Portimão e Monchique, confrontando a Sul com o Atlântico.

O Concelho de Silves é composto por oito freguesias que atravessam o litorial e barrocal algarvio, tendo cada uma delas gostos, cheiros e tradições distintas.

Visite cada uma delas e descubra o que de mais genuíno têm para lhe oferecer.





A evolução do turismo no Concelho de Silves está intimamente ligada às obras de restauro do seu Castelo, nos anos 40 e ao crescimento de Armação de Pêra, enquanto destino turístico, a partir dos anos 60.

O castelo de Silves, principal impulsionador do Turismo Cultural na cidade, foi classificado como Monumento Nacional a 16 de Junho de 1910. Na época, o antiquíssimo recinto amuralhado apresentava-se praticamente em ruínas e era utilizado como cadeia da província.

A comemoração dos centenários da Fundação e da Restauração da Independência, em 1940, fomentaram uma intensa campanha de obras no castelo, coordenadas pelo Ministério das Obras Públicas, através da Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. As obras, efectuadas durante o regime do Estado Novo, foram fundamentais para a consolidação do monumento, procedendo-se nessa ocasião à reconstrução das muralhas e torres.

Nos últimos anos, fez-se uma nova requalificação do recinto, realizada ao abrigo do Programa Polis, inaugurada pelo Presidente da República, a 3 de Julho de 2009. As obras adaptaram-se às novas exigências do monumento, que recebe atualmente mais de 200 mil visitantes por ano, sendo igualmente palco de diversas manifestações culturais.

Em Armação de Pera, o Turismo de Sol e Praia suplantou a actividade piscatória a partir dos anos 60, tendo esta vila sido considerada, nas décadas de 70 e 80, um dos maiores destinos turísticos do Algarve e da Europa. O antigo casino de Armação de Pêra está estreitamente associado à evolução da atividade turística. Foi inaugurado em 1958 e viveu o seu período áureo nos anos 60, com a atuação de grandes nomes da vida artística nacional. A construção do Hotel Garbe e do Chalet dos Caldas e Vasconcelos demonstra que Armação de Pêra era um importante local de atração turística, que acolhia veraneantes, na grande maioria provenientes da cidade de Silves e da burguesia ligada à indústria corticeira.

Recentemente, a Câmara Municipal de Silves realizou importantes trabalhos de reordenamento urbanístico, com as obras de requalificação da Frente de Mar de Armação de Pêra, contribuindo para uma melhoria do ambiente e do conforto de residentes e turistas, reforçando a atratividade desta localidade enquanto destino turístico.

 

Sugira um video - Obrigado.
Seu nome:
seu e-mail
URL/video
 

 

  Televisão, Portuguesa, tv, web TV, regionais, regional, zona centro, norte, sul, tv regional, Noticias, televisão de internet, tv local, television, tv na web, webtv, tv, internet tv, tvs, televisões, vídeo, web tv, Filmes TV, Televisão de Internet, Televisões Web, Televisões de Internet, Portugal, Web TV, Online, Regiões, Televisão On-line, Tv’s, Portuguese web Television, Portugaise, web TV
tags: silves, algarve, turismo, ferias, praia, praias, noite, visitar, monumentos, historicos, locais, visitas